Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CLEUBER DIVINO DE MORAES
UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO
Dissertação
Título
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS AO SOM DE MÚSICA CLÁSSICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho busca avaliar o quanto a metodologia de resolução de problemas juntamente com o uso da música clássica em som ambiente, pode contribuir para o aprendizado de matemática. O trabalho faz uma contextualização sobre a metodologia resolução de problemas, descreve sobre alguns fatores que podem contribuir para dificultar o ensino de matemática levando a uma reflexão no sentido de compreender o cenário onde se encontra o objeto principal dessa pesquisa, os alunos. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Segismundo Pereira, em Uberlândia MG, com alunos de 8o e 9o ano do ensino fundamental. Com intuito de desenvolver esta pesquisa utilizamos problemas interessantes, selecionados de
acordo com o nível de conhecimento dos alunos e que possibilitassem o envolvimento de conteúdos que estudam no decorrer do ano e que também possibilitasse oportunidade de rever conteúdos que não foram consolidados em séries anteriores. As atividades aplicadas seguiram as etapas da metodologia,sempre direcionando o aluno para a solução de cada problema e fazendo com que ele próprio desenvolvesse seu aprendizado com a orientação do professor. Diante da aplicação desta metodologia e o uso da música foi possível, com a pesquisa, avaliar através das atividades que desenvolveram e socializaram por meio de apresentações das soluções no quadro, das observações feitas durante as aulas,
pelo desempenho nas avaliações regulares da disciplina de matemática, além dos dados obtidos em questionários que foram aplicados no início e na fase final da pesquisa, que o procedimento utilizado contribuiu para amenizar as conversas
paralelas, proporcionar aos discentes maior liberdade para exporem suas ideias, despertar no docente uma reflexão sobre a prática de ensino utilizada em sala de aula, de modo que o levasse a buscar metodologias diferentes para alcançar resultados satisfatórios em suas aulas. No ponto de vista do pesquisador, um dos fatos mais importante foi possibilitar aos discentes maior liberdade para dialogar com o professor sobre os conteúdos abordados, fazendo com que eles aprendessem matemática a partir de seus questionamentos, proporcionando aos discentes uma maior interação com o professor.
[Download TCC]