MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DANIEL DE JESUS SILVA

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: ESTUDO DE ÁREAS DE REGIÕES PLANAS REGULARES E IRREGULARES
Resumo
As mudanças que desejamos que aconteçam no contexto educacional trazem consigo metodologias inovadoras, incluindo a História da Matemática em Atividades Investigativas em sala de aula como possibilidade metodológica usada na disciplina de matemática. Esta pesquisa trata-se de um estudo de natureza qualitativa que analisou como o uso da História da Matemática em Atividades Investigativas pode contribuir para a construção do conhecimento de cálculo de áreas no ensino básico e superior. Os referenciais teóricos que embasaram a investigação estão ancorados nos estudos a respeito da História da Matemática em Atividades Investigativas e do estudo de áreas de regiões planas. A participação do pesquisador e de 13 estudantes do quinto semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Departamento de Ciências Humanas (DCH) – Campus VI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) alicerçou a pesquisa. Os dados foram coletados e analisados por meio da utilização dos seguintes instrumentos e procedimentos metodológicos: observações, relatórios, questionário, desenvolvimento da atividade “Ressignificando o cálculo de áreas” que se constituiu em desafio, utilizando sempre material concreto. A análise dos dados indica que o elo da História da Matemática com a Investigação Matemática pode ser utilizada para trabalhar conteúdos matemáticos e auxiliar na interação social entre estudantes e professores, buscando constantemente o crescimento integral do aluno. Para desenvolver uma aprendizagem eficaz, o uso da História da Matemática em Atividades Investigativas deve ser criteriosamente planejado, a fim de que possam auxiliar na compreensão do conteúdo a ser estudado. Espera-se por meio deste trabalho que o professor de matemática possa compreender a importância do uso coerente da História da Matemática em Atividades Investigativas em sala de aula, admitindo-os como ferramentas importantes que auxiliam a sua prática pedagógica para tornar o estudo de matemática mais prazeroso, instigante e o seu aprendizado mais efetivo, contribuindo desta forma para desconstruir o preconceito de que a matemática constitui-se em uma disciplina difícil demais para ser compreendida pelos estudantes.
[Download TCC]