Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DANIEL VICTOR MENEZES DE VASCONCELOS
UFV - Universidade Federal de Viçosa - Viçosa - MG
Dissertação
Título
NÚMEROS IRRACIONAIS: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO BÁSICO
Resumo
Este trabalho traz algumas discussões relacionadas ao ensino dos números irracionais no ensino básico (fundamental e médio) com algumas propostas de aplicações em sala de aula utilizando
o geogebra como ferramenta auxiliar no processo de ensino\aprendizagem. Abordamos sobre algumas propriedades importantes referentes aos números irracionais bem como algumas aplicações destes no dia a dia. O texto traz ainda propriedades e aplicações de alguns dos números irracionais transcendentes mais conhecidos como p (pi), f (phi) e o número de Euler e, além disso, ainda falamos sobre a maneira com a qual os PCN’s e o CBC sugerem a abordagem deste conjunto numérico com suas propriedades no ensino fundamental e médio e exibimos um panorama sobre a maneira como alguns livros do ensino básico abordam o tema.
[Download TCC]