MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DANILO AUGUSTO FERREIRA DE JESUZ

UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR

Dissertação

Título
DESENVOLVENDO O CONCEITO DE ÁREAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA ABORDAR REGIÕES PLANAS IRREGULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Entendendo a importância do conceito de áreas de regiões planas na Educação Básica, apresentamos uma proposta que visa aprofundar o conteúdo, propondo atividades que versam sobre o estudo de áreas de regiões irregulares. Para desenvolver o conteúdo propomos uma articulação entre a História da Matemática e o software de geometria dinâmica GeoGebra. A participação da História da Matemática no ensino proporciona o desenvolvimento de um processo de (re)construção e (co)criação de conceitos que foram desenvolvidos ao longo do tempo, num processo de construção humana. Com base na perspectiva do modelo referencial teórico TPACK, definido por Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, nossa proposta de utilização do software pode auxiliar na compreensão de conceitos que se apresentam abstratos ao passo que dinamiza a realização das atividades, possibilitando ao aluno analisar variações, criar e testar conjecturas. Tais características do software se apresentam essenciais, considerando que estudo de áreas de regiões curvas nos remete a conceitos do Cálculo Integral, que podem apresentar-se como abstratos aos alunos da Educação Básica. Esperamos que, ao utilizar a proposta, o professor crie um ambiente que proporcione ao aluno a construção de conceitos e o desenvolvimento de autonomia e criatividade para aplicar tais conceitos em situações de contexto social.
[Download TCC]