MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DANILO PEDRO LANGONI

UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campo Grande - MS

Dissertação

Título
A Formação Continuada e o Uso das Frações Voltadas para a Construção do Conhecimento
Resumo
A presente pesquisa se refere a uma investigação qualitativa de duas turmas de 6° anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Amando de Oliveira do município de Campo Grande/MS, com os objetivos de investigar a formação continuada dos conceitos básicos de frações e suas diferentes aplicações e interpretações e a formação continuada para professores como forma de melhorar sua prática. Para a coleta de dados foram utilizados, no ano de 2015, observação das aulas de matemática, avaliação diagnóstica, atividades em laboratório de matemática onde foram utilizados os recursos lúdicos: dominó de frações, origami e régua de frações, nas quais foram propostas situações que envolveram o conceito de fração e suas diferentes aplicações e interpretações. Também foram feitas entrevistas semi-estruturadas, e análises de documentos, como cadernos dos alunos e plano de aula do professor. Como referências para a organização dos dados foram utilizados o modelo teórico desenvolvido por Lee Shulman sobre a base de conhecimentos para o ensino, focando três vertentes: o conhecimento do conteúdo específico, o conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento curricular, o modelo da teoria dos campos conceituais de Vergnaud e a classificação dos conceitos envolvendo frações proposta por Nunes. As avaliações realizadas posteriormente revelam que obtivemos resultados satisfatórios por serem melhores que os da avaliação diagnóstica. Mostramos a importância da formação continuada por parte do educador para o desenvolvimento de seu conhecimento profissional docente, concluindo assim que estes momentos de reflexão e socialização de práticas pedagógicas contribuem para uma atitude positiva dos professores em relação à introdução de conceitos, bem como o de fração, em concordância com os Parâmetros Curriculares Nacionais.
[Download TCC]