MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DANIVALTON FERNANDES DE OLIVEIRA

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
O CICLO TRIGONOMÉTRICO MANIPULÁVEL COMO RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA
Resumo
O ensino da matemática é alvo de muitas pesquisas, em sua maioria, buscando alternativas para melhorar o trabalho do professor em sala de aula. A trigonometria é uma disciplina de extrema importância no currículo do ensino médio, pois é com ela que o aluno irá compreender vários conceitos da física e modelos de fenômenos da natureza em que se utilizam funções periódicas para representá-los. A proposta desta pesquisa consiste em uma alternativa para o ensino-aprendizado da trigonometria utilizando um material manipulável. Essa pesquisa foi realizada com alunos da 2ª série do ensino médio no campus Salinas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, onde foi analisado o desempenho dos alunos com e sem a utilização do ciclo trigonométrico manipulável desenvolvido pelo autor, o qual aborda as 6 razões trigonométricas. Pretende-se com esse trabalho mostrar aos professores e futuros professores de matemática, um material que possa ser utilizado em sala de aula para auxiliar o ensino de trigonometria na educação básica, buscando assim melhorias no ensino através da inserção do ciclo trigonométrico manipulável no ambiente escolar.
[Download TCC]