MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DAVIDSON MOURA LOPES SILVA

UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP

Dissertação

Título
UMA ANÁLISE DO ENSINO DE PROPORCIONALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: REALIDADE E PERSPECTIVAS
Resumo
Nesse trabalho apresentamos uma nova proposta de abordagem do tema proporcionalidade, para alunos do 7o ano do Ensino Fundamental. Este trabalho é o registro de uma Engenharia Didática que gerou uma sequência composta por quatro sessões didáticas. O foco do trabalho é apresentar meios para que o aluno determine, baseado nas definições matemáticas, se duas grandezas são proporcionais e, em caso positivo, se é uma relação de proporcionalidade direta ou inversa. Para tanto, propomos a utilização do software GeoGebra como ferramenta de ensino, permitindo a integração com a geometria, gráfico das relações de proporcionalidade direta e inversa e experimento prático para dar maior significado ao conteúdo apresentado.
[Download TCC]