Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DIMITRI ALLI MAHMUD
UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP
Dissertação
Título
O USO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO MOTIVAÇÃO A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Resumo
A presente dissertação trata-se de uma pesquisa voltada a análise da implantação de métodos de ensino apropriados à geração Z, tendo em vista que esta está inserida em um contexto histórico hiper conectado, especificamente no ensino aprendizagem da matemática através da robótica educacional. E neste contexto há a necessidade do ambiente educacional estar em consonância ao tempo histórico vigente, assim apresenta-se a teoria da atividade como uma alternativa viável em direção à um ensino qualitativo que promova maior desenvolvimento cognitivo dos educandos e permita ao educador o uso de estratégias de ensino inovadoras que motivem e incentivem a aprendizagem através de métodos científicos que promovam maior desenvolvimento cognitivo. Para isso faz-se um estudo de caso de duas escolas, uma pública e outra privada, aplica-se entrevistas gravadas específicas para direção, coordenação, professores e alunos sobre a robótica educacional em ambas e sobre o uso das TICs no processo de ensino através de questões abertas para cada segmento. O uso da Teoria da Atividade e a adoção de princípios de Seymour Papert quanto a implantação da robótica educacional no ambiente de ensino possibilita aos alunos extrapolar o manuseio habitual do computador capacitando-os para uma aprendizagem significativa e científica que desenvolva o raciocínio lógico, possibilitando acesso efetivo à tecnologia digital e a conceitos mais amplos de conteúdos da matemática e outras áreas das exatas, assim como o introduz em técnicas de programação, conforme preceitua as políticas de educação do MEC em prol de um ensino mais qualitativo e condizente com a realidade.
[Download TCC]