MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DOMINGOS SÁVIO DE SOUSA GONÇALVES

UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE

Dissertação

Título
O ENSINO DE MATEMÁTICA ALIADO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Resumo
Devido ao pouco interesse por parte dos alunos na disciplina de Matemática surgiu-me a preocupação de pesquisar sobre o tema da Educação Financeira inserida com conteúdos da Matemática. Parti da hipótese de que a Educação Financeira poderia dar mais signi?cado à disciplina de Matemática e ainda educar ?nanceiramente os alunos, causando assim um benefício à sociedade em geral. Para entender melhor dos assuntos pesquisados assisti palestras e observei estudos de alguns autores que falam de ensino/aprendizagem, Educação Matemática e Educação Financeira como ESTEBAN, MACHADO, ROBERTS, SCHENEIDER e outros. Investiguei duas classes em que ministro aulas de Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio, desejando encontrar respostas a algumas questões que me nortearam no andamento do trabalho: Qual o interesse dos discentes quanto a Educação Financeira? Quanto a Educação ?nanceira pode contribuir sobre o ensino da Matemática? Quais assuntos ?nanceiros mais interessam aos alunos? Quais os conteúdos matemáticos que podem ser trabalhados com a Educação Financeira? Qual o nível de conhecimento por parte dos alunos de alguns conceitos ?nanceiros? Terá alguma diferença no ensino/aprendizagem ao resolver com os discentes questões, bem elaboradas, envolvendo Finanças e Matemática, ao invés do ensino/aprendizagem convencional? Que contribuições esse trabalho pode trazer a sociedade em geral? Para procurar respostas às perguntas acima, utilizei alguns instrumentais qualitativos e quantitativos, compostos de questionários e questões matemáticas-?nanceiras construídos por mim e que foram realizadas com 51 alunos do Ensino Médio. A pesquisa revelou que os alunos são de?cientes quanto à linguagens ?nanceiras (linguagem esta que costumam vir em provas nacionais, de acessos a vestibulares e concursos), que anseiam bastante em aumentar seus conhecimentos ?nanceiros, que ao fazerem questões em contexto ?nanceiro prestam muito mais atenção aos conteúdos matemáticos inseridos nessas questões. Também mostrou que, com um pouco de criatividade da parte docente, é possível trabalhar diversos conteúdos matemáticos junto com assuntos ?nanceiros, inclusive Geometria. Revelou ainda que mesmo aqueles alunos que dizem não gostar da disciplina Matemática ?cam desejosos e arriscam fazer cálculos e raciocinam mais por estarem trabalhando com questões ?nanceiras que os interessam, pois percebem que tais assuntos fazem e farão parte no seu cotidiano no presente e futuro. Os principais propósitos deste trabalho foram: 1º) produzir um artigo educacional que auxiliasse os professores de Matemática a terem uma atenção maior por parte dos discentes em sua disciplina; 2º) fazer com que os alunos percebam como a Matemática faz parte do seu cotidiano, que mesmo conteúdos complexos têm sua aplicabilidade; 3º) dar de?nições e conceitos ?nanceiros que ajudem os discentes na resolução de problemas e em suas vidas.
[Download TCC]