Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EDSON PATRICIO BARRETO DE ALMEIDA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO LINEAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este estudo teve como principal objetivo apresentar uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear em conteúdos do ensino médio. A pergunta norteadora da investigação foi: Podemos apresentar uma proposta de ensino e aprendizagem de Programação Linear em conteúdos do ensino médio? Para responder a este questionamento tivemos como objetivos específicos: Apresentar a Programação Linear no ensino médio em caráter introdutório; Resolver Problemas de Programação Linear e perceber impressões dos alunos sobre a Programação Linear. Tivemos como principais autores para fundamentação teórica: Prado (1999) e Yoshida (1987) que através de suas leituras pudemos ter uma boa compreensão da Programação Linear; Almeida, Silva e Vertuan (2012), Biembengut e Hein (2003), que conceitua a Modelagem Matemática, além disso, apresenta a Modelagem Matemática no Ensino e define suas fases relativas aos procedimentos necessários para configuração, estruturação e resolução de uma situação-problema; temos ainda os autores Dante (2000) e Polya (1995) que apresenta os objetivos e as fases da Resolução de Problemas. Os procedimentos de trabalho para o desenvolvimento da pesquisa foram apresentados como um recorte de um estudo de caso. Foram sujeitos desta pesquisa, o porfessor-pesquisador e um grupo de 08 alunos da 1ª série do ensino médio, da rede federal de ensino da cidade de Vitória da Conquista - Ba. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um minicurso sobre a Programação Linear em caráter introdutório, dando ênfase à modelagem matemática, a resolução de problemas e à resolução gráfica para os casos envolvendo duas variáveis de decisão. E, por meio desses dados coletados percebemos que é possível trabalhar com a Programação Linear no ensino médio, desde que haja a possibilidade de contextualização do estudo de conteúdos prévios como: funções lineares, equações e inequações lineares, semiplanos e gráficos. Dessa forma, permitindo que problemas de otimização sejam utilizados como ponto de partida para o estudo desses conceitos desde a primeira série do ensino médio.
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