Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOÃO DA CRUZ ALMEIDA
UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Cruz das Almas - BA
Dissertação
Título
CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA BASEADA EM UMA EXPERIENCIA COM UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
No presente estudo apresentamos um projeto, elaborado como uma proposta metodológica para o ensino de construções geométricas usando régua e compasso, desenvolvido com um grupo de alunos do 3o ano do Ensino Médio de uma escola publica, visando servir de subsidio para professores do Ensino Médio na elaboração de aulas de Geometria. Inicialmente fazemos uma revisão sobre a historia do ensino de Geometria no Brasil a partir do inicio do século XX, analisando os principais fatos que contribuíram positiva ou negativamente para a abordagem das construções geométricas nas escolas. Esta pesquisa, que e exploratória e de caráter quali - quantitativo, foi desenvolvida mediante a realização de aulas, as quais descrevemos, bem como as definições e construções necessárias _a execução das mesmas. Com a finalidade de avaliarmos a eficácia do projeto, aplicamos dois testes, um anterior e outro posterior _as aulas. Por _m, apreciando os resultados obtidos e a partir das observações realizadas durante as aulas, tecemos considerações, destacando as possibilidades do trabalho com construções geométricas como um aliado na aprendizagem dos conceitos e no entendimento das propriedades, bem como um motivador no processo ensino-aprendizagem de Geometria.
[Download TCC]