Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EDUARDO MIRANDA ANGELIN
UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA
Dissertação
Título
Logaritmos: História, Teoria e Aplicações
Resumo
O objetivo deste trabalho é fortalecer as práticas pedagógicas no ensino dos logaritmos na Educação Básica, por isso apresentamos os seus conceitos de uma forma diferente, porém mais interessante e acessível para aprendizagem dos alunos, considerando que os discentes do Ensino Médio muitos deles apresentam grandes dificuldades na compreensão dos logaritmos, das suas propriedades e na resolução dos exercícios propostos. Acreditamos que a prática pedagógica se torna mais eficiente, quando o professor prioriza no seu plano de aula os conceitos relacionados a história e aplicações dos logaritmos. Escolhemos a apresentação da teoria dos logaritmos segundo Lima (2013), em que a abordagem dos conceitos é feita de forma geométrica, utilizando a área aproximada abaixo da hipérbole y = 1/x, levando em conta que os livros didáticos adotados pelas instituições de ensino básico não usam a abordagem geométrica para definir os logaritmos naturais e nem tão pouco os logaritmos de uma base qualquer.
Os logaritmos são uma das poucas funções que transforma a multiplicação em uma soma e o fato deles determinarem aumento ou diminuição de uma grandeza a uma taxa constante ao valor
da grandeza num instante considerado, apresenta-se como ferramenta matemática aplicável em várias áreas do conhecimento, sendo que estas aplicações podem ser incluídas no ambiente da sala de aula, constituindo-se uma interessante alternativa para potencializar o processo de Ensino e Aprendizagem.
[Download TCC]