Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EDUARDO RIBEIRO SINDEAUX
UFRR - Universidade Federal de Roraima - Boa Vista - RR
Dissertação
Título
FORMAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO A PARTIR DA LÓGICA MATEMÁTICA FUNDAMENTADA NA TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN NOS ESTUDANTES DO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho contribui para o ensino-aprendizagem da matemática utilizando a lógica matemática como ferramenta precursora no desenvolvimento do raciocínio matemático através da Teoria de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin na formulação do conceito de função através de propriedades essenciais apresentadas
durante o texto e da atividade da situação problema (ASP), atendendo as prerrogativas dos PCN’s e do Conselho Nacional de Educação. Trabalha os conteúdos de lógica matemática, conjuntos e funções numa linguagem formal, visando o discente do 1 ano do ensino médio. A proposta de uma base orientadora da ação do tipo 3 que é generalizada, completa e elaborada independentemente, plano de aula e de ensino dentro de uma didática para o ensino do conceito de função solidificam a assimilação
do conhecimento. Portanto, este trabalho ajuda na compreensão do conceito de função
contribuindo para desenvolvimento intelectual e cognitivo do aluno.
[Download TCC]