Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EDVAN BARREIRA GOMES
UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO
Dissertação
Título
PROPOSTA DE ABORDAGEM DO ENSINO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Nas últimas décadas observamos grandes mudanças em razão da rapidez do desenvolvimento tecnológico que, por sua vez, alterou a maneira como as pessoas vivem e se
relacionam, numa sociedade dinâmica e conectada. Diante de tal sociedade de rede globalizada, se faz extremamente importante que seja repensado o currículo e as práticas
pedagógicas no ambiente escolar. Observamos com maior frequência a busca por novas estratégias para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem com vistas a aproximar a realidade escolar do mundo contemporâneo no qual os alunos convivem cotidianamente com uma rede de informações. Neste contexto é que surge o ponto cerne deste trabalho, que é repensar o desenvolvimento do raciocínio lógico na matemática do Ensino Médio.
Para o desenvolvimento do presente trabalho buscou-se como técnica de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, que foi desenvolvida a partir de materiais publicados em
livros, artigos, dissertações e teses. A pes quisa bibliográfica foi um passo fundamental para o trabalho aqui desenvolvido, pois influenciou todas as etapas da pesquisa à medida em que foi sendo traçado o embasamento teórico do presente. Assim, consistiram no levantamento:
seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa. Diante de tais levantamentos estruturou-se o trabalho em 4 partes onde na primeira é
apontado o percurso da pesquisa a partir de sua justificativa e objetivos. A segunda traça os aspectos históricos do estudo da lógica, seus conceitos e aplicações. A terceira expõe as considerações acerca do presente estudo e a estruturação da Lógica Clássica como um dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. A quarta aponta as discussões metodológicas que dá sustentação acerca do debate sobre o desenvolvimento do raciocínio lógico no ensino da matemática, onde contaremos com as obras de autores como Luiz Roberto
Dante, Regina Célia Grando, Cinara Nahra, Hingo Werber, Walter A. Carnielli, Richard L. Espstein, Ubiratan D’Ambrósio, dentre outros, e aponta abordagens, sugestões e atividades para nortear o professor em sua prática. E finalmente, apresenta as considerações finais e sintetiza os resultados obtidos com o estudo e a importância do ensino do Raciocínio Lógico Matemático aos alunos do ensino médio que, conforme proposta desta pesquisa,
a sua aplicação irá propiciar significativamente um ambiente fértil à criatividade, clareza e criticidade do educando.
[Download TCC]