Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ELVIS SCHMIDT
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba - PR
Dissertação
Título
O ensino de geometria projetiva na educação básica: uma proposta para apreensão do conhecimento do mundo tridimensional.
Resumo
Na busca por uma melhor representação da realidade tridimensional, as Geometrias não-Euclidianas oferecem uma alternativa ao euclidianismo clássico e um dos destaques é a Geometria Projetiva. Assim, o objetivo deste trabalho é, através de ilustrações, contribuir para a assimilição de definições como perspectiva, projeção e o princípio da dualidade. E, a partir de resultados importantes como o Teorema de Desargues, o Teorema de Pappus e o Teorema de Pascal, queremos facilitar a compreensão e a visualização de algumas das técnicas de perspectiva que podem ser adaptadas para o uso na sala de aula pelos professores da Educação Básica. A aplicação de uma oficina de Geometria Projetiva em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental e a avaliação dos resultados revelaram que o tema pode ser desenvolvido de maneira promissora com os estudantes na Educação Básica, obtendo uma melhor compreensão do objeto real e associando-o ao conteúdo matemático envolvido.
[Download TCC]