MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOÃO LUIZ SCHIRLO

UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Ponta Grossa - PR

Dissertação

Título
AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA ARITMÉTICA: CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS NO INÍCIO DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
A Matemática faz parte da vida de todos tanto em fatos do dia a dia, como no ato de contar e operar sobre quantidades, quanto em fatos complexos, como na formulação e derivação de relações de uma teoria que exige o uso do rigor matemático. Nesse contexto, saber resolver as quatro operações fundamentais da aritmética – adição, subtração, multiplicação e divisão – é fundamental para que o aluno saiba resolver situações elementares da sua vida cotidiana, assim como para resolver as situações-problemas escolares. Diante desse fato, nessa pesquisa idealizada para a conclusão do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória, visando responder ao seguinte questionamento: Quais conhecimentos prévios, sobre as quatro operações fundamentais da aritmética, os alunos de dois colégios da rede pública estadual do município de Ponta Grossa, apresentaram no início do 1º Ano do Ensino Médio?, com o objetivo de sondar os conhecimentos prévios, sobre as quatro operações fundamentais da aritmética. Para tanto, aplicou-se uma atividade com operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, de forma a se obter informações sobre os conhecimentos prévios que os sujeitos – 203 alunos, com idade entre 13 e 20 anos, oriundos de sete turmas do 1º ano do Ensino Médio, nos períodos matutino, vespertino e noturno – dessa pesquisa apresentaram sobre essas operações. Ressalta-se que a análise dos dados angariados foi de cunho qualitativo e revelaram que vários alunos apresentaram conhecimento prévio para desenvolver as operações que não exigem realizar reagrupamento e não envolvem números decimais. Em particular, nas operações de multiplicação, poucos alunos apresentaram ter conhecimento prévio das tabuadas, principalmente a partir da tabuada do 6. E, nas operações de divisão, que exigem conhecimentos prévios relacionados a subtração e multiplicação, apenas a minoria dos alunos apresentaram ter esses conhecimentos para resolver as mesmas. Assim, conhecer esses dados pode contribuir para um aprendizado efetivo dos alunos e para reflexões dos professores quanto as suas práticas metodológicas a serem utilizadas em sala de aula. Por exemplo, para suprir a lacuna dos conhecimentos prévios que os sujeitos dessa pesquisa apresentaram ter, sugere-se o uso do Quadro Valor de Lugar, pois esse material é um recurso que reforça o significado da representação posicional decimal, que pode auxiliá-los a terem domínio do princípio fundamental do sistema de numeração decimal, para assim, entenderem a função dos agrupamentos e das trocas. Entende-se, então, que sondar os conhecimentos prévios que os sujeitos dessa pesquisa apresentaram sobre as quatro operações fundamentais da aritmética se faz necessário, para respeitar a própria estrutura de uma disciplina cumulativa como a Matemática. Além disso, nota-se que os conhecimentos prévios desempenham um papel fundamental na atividade da disciplina de Matemática, pois permitem agregar, unificar conceitos e linhas de raciocínio, e adaptar métodos e resultados conhecidos a novos conteúdos.
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