Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOÃO MARIA GONDIM AQUINO
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA: Um Diagnóstico em Escolas Públicas de Mossoró – RN
Resumo
O estudo da Matemática Financeira nas escolas públicas é de fundamental importância para o aprendizado dos alunos do Ensino Médio, não só na sala de aula, mas também para o uso em seu cotidiano, e este deve ser o papel primordial dos nossos educadores via os currículos escolares. Frente a esse cenário, o objetivo desta pesquisa consiste em analisar a função da Matemática Financeira como conteúdo para uma ação prática na vida dos estudantes. Os dados foram coletados em algumas escolas públicas do Município de Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte: Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, Escola Estadual Aída Ramalho Cortez Pereira, Escola Estadual José Martins de Vasconcelos e Escola Estadual Professora Maria Stella Pinheiro Costa. A justificativa para escolha desse tema se centra no entendimento de que a Matemática Financeira é uma disciplina que sendo aplicada no Ensino Médio deva estar correspondendo às necessidades dos educandos na resolução de problemas práticos de leitura orçamentária em seu dia a dia. A metodologia utilizada neste trabalho foi feita pelo viés da pesquisa teórica bibliográfica, qualitativa e exploratória. A conclusão que se chegou acerca da elaboração desta coletânea, é que a Matemática Financeira tem como real função a instrumentalização dos elementos envolvidos para que consigam compreender a realidade social na qual estão inseridos, e vejam que tal situação emblemática é possível de ser transformada.
[Download TCC]