Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EVERTON ALVES DE ARAÚJO
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
Proposta de Ensino do Cálculo Diferencial e integral no Ensino Médio Via Geogebra
Resumo
O Ensino de Cálculo Diferencial e Integral é tradição dos currículos de Ensino Superior dos cursos de exatas e se faz presente algumas vezes, na história, também no Ensino Secundário até os meados do fim dos anos 50, porém, atualmente esse escopo não pertence a Escola Básica. A proposta desse trabalho é a abordagem intuitiva desse campo de estudo no Ensino Médio, contudo não da forma que é comumente apresentado na universidade nos cursos de Engenharia e Matemática. Na verdade, a perspectiva é oferecer ao aluno um primeiro contato de forma que ele tenha a motivação desse aprendizado para que tal conhecimento faça parte da continuação de sua vida acadêmica. O fato é que mesmo incluindo os temas de limites, derivadas e integrais durante os 3 (três) anos do ensino médio, a proposta incide em renovar a metodologia comum do ensino do cálculo. Modificando a atual forma de se disseminar aos alunos conceitos novos por métodos mnemônicos de cálculo sem finalidade explícita, sem se concatenar nenhum conhecimento anterior de tantos anos de estudo, e não apresentar aplicações na vida acadêmica e futura, por uma maneira diferenciada onde se foca no que realmente os alunos de quaisquer níveis querem saber – “Pra quê serve isso? Com qual finalidade utilizo aquilo?” etc. Para se chegar onde se deseja, será esboçado o histórico do Ensino do Cálculo em âmbito nacional, e assim trazer à tona dados técnicos, opiniões, propostas e sugestões. Também será feita uma análise bibliográfica dos tópicos de cálculo com abordagem para o Ensino Médio. Assim, os livros mais indicados serão citados dentre as sugestões dos próprios autores quanto à qualidade desse ensino inovador. O ensino do cálculo, propriamente dito, será proposto através da ferramenta tecnológica, o software GeoGebra, onde serão ditadas atividades sobre o ensino desses tópicos como o auxílio do software e a análise dos resultados da aplicação dessas atividades em duas turmas experimentais de alunos do Ensino Médio, com o fim de estimular o aprendizado de cada tópico por meio de visualização e intuição do tema, sem conceitos exagerados e na medida do possível fazendo a utilização de assuntos que já foram aprendidos anteriormente pelos discentes. Por fim, verificou-se que é possível inserir no âmbito do ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio, com as ideias intuitivas de Cálculo utilizando ferramentas diversas com tecnologias adequadas, e dessa forma proporcionar aos estudantes novas técnicas de ensino que favoreçam a aprendizagem desses e muitos conceitos matemáticos.
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