MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOAO PAULO DE LIMA

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS SEÇÕES CÔNICAS NO ENSINO BÁSICO MEDIANTE O USO DE UM AMBIENTE DINÂMICO
Resumo
Este trabalho foi idealizado com o objetivo de contribuir para o Ensino-aprendizagem das Seções Cônicas no Ensino Básico. Divide-se em três partes. Na parte I é apresentada uma inovadora sequencia didática para o estudo desse tema, visto que valoriza os fatos históricos, os matemáticos que contribuíram para o desenvolvimento do tema e dar ênfase às relações que existem entre as cônicas (elipse, parábola e hipérbole), partindo da exploração sob o ponto de vista geométrico, motivando e preparando o aluno para a exploração algébrica do tema. Na parte II é apresentado um “Ambiente Dinâmico de Ensino das Seções Cônicas – ADESC” criado em consonância com a sequência didática supracitada. O ambiente é uma página da web onde o aluno, orientado pelo professor, constrói seu conhecimento por meio da exploração de objetos digitais (construções) produzidas com auxílio do software de geometria dinâmica, GeoGebra (http://www.geogebra.org). Por fim, na parte III, apresentam-se as considerações finais e perspectivas futuras sobre as ideias inovadoras do presente trabalho.
[Download TCC]