MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FABRICIA OMENA ROCHA

UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Maceió - AL

Dissertação

Título
DEMONSTRAÇÕES GEOMÉTRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA AS SÉRIES FINAIS.
Resumo
Esse trabalho propõe uma sequência didática utilizando-se da Lógica Matemática como método de ensino. O ensino da matemática no Ensino Fundamental apresenta, dentre outras falhas, a ausência de metodologias que estabeleçam ligações entre os conteúdos estudados. Os alunos são “treinados” a responder mecanicamente as questões utilizando fórmulas prontas. O estudo da Lógica Matemática para o Ensino Fundamental privilegia o raciocínio lógico dos alunos, bem como constrói esse elo tão necessário no processo de ensino aprendizagem, além de favorece o pleno desenvolvimento das habilidades matemática e de compreensão de mundo. O aluno tem a oportunidade de estabelecer ligações entre os conceitos estudados e justificar os cálculos realizados, fortalecendo o aprendizado e auxiliando na memorização dos conceitos Nesse contexto, a proposta didática traz a lógica associada aos conceitos de geometria, o aluno torna-se responsável pelo seu aprendizado. Refazendo os passos de Euclides, Pitágoras e Tales, trazendo a problemática e reconstruindo as demonstrações realizadas por eles. A escolha dos conceitos geométricos se deu devido a inutilização, muitas vezes, desses conteúdos decorrente de outras problemáticas. O ensino da geometria se resume a contextualização de atividades de aritmética ou de álgebra. Reconstruir conceitos a partir de sua história ou na manipulação de objetos estimula o raciocínio e promove o desenvolvimento cognitivo, tão almejado por professores das diversas modalidades da educação.
[Download TCC]