Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FABRÍCIO DE AZEVEDO SILVA
UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ
Dissertação
Título
O método da Falsa Posição: uma alternativa para o ensino de resolução de problemas envolvendo equações do 1º grau
Resumo
O principal objetivo desta pesquisa é verificar se o
método da falsa posição, utilizado para resolver alguns
problemas do Papiro de Rhind, pode ser uma alternativa
para resolução de problemas que envolvem equações do 1º
grau com uma incógnita para alunos do 7º ano do ensino
fundamental. Esse método era utilizado pelos egípcios e
trata-se de um caminho para encontrar a solução do
problema através da estipulação de um valor inicial,
considerado a falsa posição, que deverá ser ajustado
imediatamente após para se obter o valor correto. Como
observamos não ser raro que essa estratégia seja adotada
pelos discentes nos dias atuais, acreditamos ser essa uma
alternativa plausível para o ensino do conteúdo. Para
verificar a eficácia do método, realizamos um estudo de
caso – adotando uma abordagem qualitativa para analisar
os dados recolhidos na pesquisa – com uma turma do 7° ano
em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro.
Propomos uma sequência de três atividades, aplicada em um
único encontro, onde após a resolução dos problemas pelos
discentes, iniciávamos uma discussão sobre quais
estratégias adotaram. Após a resolução da primeira
atividade, um problema retirado do Papiro de Rhind,
durante o período destinado à discussão do problema,
mostramos como os egípcios o resolviam. Podemos perceber
que uma quantidade considerável deles se identificou com
o método, pela forma como resolveram as atividades
posteriores.
[Download TCC]