Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FABRÍCIO MAROM DE MOURA
UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Ponta Grossa - PR
Dissertação
Título
Uma Proposta Didática: A Resolução de Problemas Através do Método de Pólya Amparado por Sistemas de Ensino
Resumo
O enfoque principal deste trabalho é apresentar a resolução de problemas amparados por softwares como uma alternativa pedagógica para o ensino e a aprendizagem de conteúdos da Matemática. Para tanto, relaciona os objetivos dos PCN´s, a técnica descrita por Pólya em sua obra “How to solve it”, juntamente com possibilidade de uso de programas como: GeoGebra, Graphmatica, Planilhas Eletrônicas e Maxima. Sabe-se que muitos educadores matemáticos demonstram interesse por este assunto, porém, apesar de todo
entusiasmo, poucos conseguem colocá-lo em prática no processo ensinoaprendizagem. A resolução de problemas ainda vigora como uma atividade complementar, sendo às vezes confundida com a resolução de exercícios, onde a resposta não é analisada e os valores encontrados não possuem significado para o aluno. A progressiva evolução científica e tecnológica demanda dos professores novas formas de ensinar seus alunos. Neste trabalho em especial, relacionam-se Matemática e Informática, extraindo desta
união ferramentas capazes de estimular a curiosidade, melhorar o raciocínio matemático, tornar conteúdos e conceitos mais tangíveis e principalmente propiciar o gosto pela descoberta do caminho da resolução. Assim pretende-se demonstrar a verdadeira face desta técnica de ensino, utilizando a Informática, embasando-a e dando exemplos de como proceder para pôr em prática atividades que promovam nos alunos o desenvolvimento de conceitos, processos matemáticos e da capacidade de resolver problemas, de raciocinar,
de comunicarem-se matematicamente e como cidadãos. A pesquisa realizada foi bibliográfica, baseada em obras que abordam questões inerentes ao processo ensino-aprendizagem da Matemática. Demonstra-se através de exemplos que a mediação de softwares trás novas possibilidades para resolução de problemas. Nesse aspecto espera-se que a Matemática como ciência contribua para a formação de um cidadão na sua plenitude, possibilitando de fato sua inserção, como cidadãos, no mundo do trabalho.
[Download TCC]