MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FRANCISCA IRIS NUNES DA SILVA BEZERRA

UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco - AC

Dissertação

Título
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LOGARITMO
Resumo
Ao longo dos anos, acontecem transformações e mudanças na política, economia, sociedade e educação; o docente em sala de aula, também precisa acompanhar essas alterações, utilizar novas tecnologias e estratégias de ensino que o auxiliem no processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo teve como objetivo “Realizar uma investigação sobre a prática pedagógica dos docentes de matemática do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Acre-IFAC, em relação à abordagem e utilização do conteúdo de logaritmo na sala de aula”. Os dados necessários à investigação foram obtidos por meio de entrevistas com os docentes do instituto supramencionado. Em seguida, realizou-se um estudo exploratório com base em pesquisas bibliográficas sobre a temática, busca nos sites da Scielo, MEC e livros da Biblioteca do IFAC e UFAC, onde para compor o acervo, selecionaram-se artigos e livros publicados entre o período de 1993 a 2012. Quanto aos resultados, percebeu-se durante a análise dos dados, que apesar dos docentes se valerem de estratégias para que os alunos consigam alcançar a compreensão e formarem um conhecimento concreto sobre logaritmo, as dificuldades encontradas por eles são palpáveis. Conclui-se, por meio dos relatos dos docentes, que eles sentem dificuldades de contextualizar o conteúdo de logaritmo. Dificuldades essas, que se transformam em obstáculo para a assimilação do conteúdo abordado enfraquecendo o processo de ensino – aprendizagem.
[Download TCC]