MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FRANCISCO EUDES DA SILVA

UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE

Dissertação

Título
A CARACTERIZAÇÃO DA FUNÇÃO AFIM COMO FERRAMENTA NA MODELAGEM DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS.
Resumo
O presente trabalho versa sobre a importância da caracterizac~ao da função afim como ferramenta na modelagem de situações problemas, além de propor a utilizac~ao da metodologia de modelagem matemática como fonte motivadora para o estudo das funções afi m no Ensino Médio. Para tanto, partiu-se de uma leitura teorica fundamentada em diversos autores e documentos de cunho ofi ciais como o DCN, PCN para o Ensino Médio. Em seguida propõe-se duas situações que podem ser usadas como atividades de modelagem matematica descrevendo cada etapa da mesma. No primeiro capítulo e feita uma reflexão sobre o Ensino Médio no Brasil e o ensino de matemática. O segundo capítulo apresenta a base teórica e histórica sobre o estudo de funções em particular o da função afi m. É dado enfase ao Teorema fundamental da proporcionalidade e o Teorema de caracterização da mesma e as aplicações dessa função em estudos sobre progressões aritméticas, análise da reta tangente a uma curva e o polinômio de Taylor. No terceiro capítulo e abordado o conceito de modelagem matematica e o conceito de regressão linear. O objetivo central do trabalho e propor uma situação de modelagem onde o teorema de caracterizac~ao da função afi m seja decisivo na escolha do modelo adotado. Nesse aspecto é proposto duas situações que abordam o desenvolvimento de bebês e Pilotagem segura de motos: frenagem. Em ambos os casos são sugeridos propostos didáticas de como trabalhar esses temas a luz da modelagem matemática. A proposta e adequada a alunos do primeiro e terceiro ano do Ensino Médio tendo como objetivo dar aplicabilidade aos conteúdos de matemática a luz da realidade.
[Download TCC]