MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: GABRIEL LEITE NOGUEIRA

UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ

Dissertação

Título
Uma proposta metodológica para estudo, modelagem e aplicações de funções afins (lineares), quadráticas e exponenciais com o uso do software GeoGebra no Ensino Médio
Resumo
Durante anos de docência no Ensino Médio, tenho compartilhado das dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão do tema “Funções”. Tais dificuldades influenciam o entendimento de outros tópicos dentro da matemática e de alguns em disciplinas correlatas que dependem da boa construção e entendimento das funções. Nessa direção de propor mecanismos de inovação para o ensino de matemática, utilizamos um software matemático de Geometria Dinâmica, chamado GeoGebra, para ser um ferramental a auxiliar o Ensino de Funções, por meio de oficinas de construções e modelamento das mesmas. Por ser um tema recorrente e de grande aplicação nos estudos matemáticos e de áreas afins, se faz interessante o uso de mecanismos diversos para progressão do Ensino e de suas aplicações, em todos os anos do Ensino Médio. O estudo de funções pode e é melhor assimilado a medida em que a visualização de tal objeto matemático é compreendido de maneira sistemática. Além da utilização do software com um construtor de gráficos a ferramenta de animação permite aos alunos a visualização de movimento gráfico de acordo com a variação dos coeficientes. Buscar ferramentas para um melhor entendimento desse importante tópico, aliar o aspecto lúdico ao ensino, tentando cativar o aluno para que ele possa se interessar mais profundamente pelo assunto, auxiliando seu aprendizado. O GeoGebra tem a capacidade de “plotagem” (no jargão matemático: “desenhar”) de gráficos na forma (geral) literal e ainda possui uma ferramenta que possibilita animar os gráficos o que pretendemos explorar para facilitar a compreensão dos alunos ao estudo dessas funções. Através de atividades (oficinas) com o uso concomitante ensino-tecnologia permitiremos aos alunos desfrutar de um crescente conhecimento das características das funções selecionadas, a saber: afim, quadrática e exponencial, com aplicação direta em questões de concursos/símiles.
[Download TCC]