Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GILBERTO DE SOUZA DAMIÃO
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
O ENSINO DOS QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS COM O SOFTWARE EDUCATIVO GEOGEBRA
Resumo
A justificativa para a realização do trabalho é a dificuldade que é percebida pelos estudantes em todos os níveis na compreensão de definições geométricas euclidianas, o qual se usou o GeoGebra que tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si. O texto a seguir relata uma pesquisa que abordou a definição de objetos geométricos a partir dos recursos computacionais que permitem o deslocamento de figuras e a análise das propriedades inerentes ao posicionamento. No entanto a experiência foi realizada em uma escola pública do município de Fortaleza localizada na regional VI, do Estado do Ceará, para trabalhar as definições dos quadriláteros notáveis com um grupo de alunos do oitavo ano do ensino fundamental, utilizando o software GeoGeobra. Para tanto, as tentativas e reflexões a diversos Quadriláteros, em especial os Notáveis, serão construídos no GeoGebra, o qual permite buscar soluções por tentativas, conjecturas e observações, bem como analisar as relações entre as propriedades dos quadriláteros. Objetivo do trabalho com o GeoGebra foi detectar se, os vinte e cinco alunos do oitavo ano da turma C, teriam maior desempenho com aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas no laboratório de informática sobre os quadriláteros notáveis. Faremos uma comparação com o desempenho deles em relação aos alunos do oitavo ano da turma D, onde terão apenas aulas teóricas. Esperamos que com o reforço na aula prática, da construção dos quadriláteros passo a passo utilizando o software educacional GeoGebra, proporcione um melhor entendimento e uma melhor fixação em relação às propriedades e definições. Portanto, manipulando ângulos e medidas, para perceber a diferença entre a figura e o desenho, a dinamização propiciada pelo software em sua manipulação contribui, ainda, para que os alunos percebam as generalizações e particularizações dos conceitos de quadriláteros, na transformação de um quadrilátero em um losango ou retângulo, identificando e entendendo os axiomas de Euclides para a Geometria Plana. Também se avalia as situações de construções geométricas a partir do aprendizado geométrico e a mediação entre aluno e aluno, professor e aluno ocorrendo interações, análises e validação de conceitos. Os resultados obtidos evidenciam a validação de propriedades dos quadriláteros por parte dos estudantes e a conceituação geométrico sendo o software como instrumento mediador para o ensino e a aprendizagem da geometria. Muitos autores e estudiosos no assunto contribuíram para a realização desse estudo onde pode ser citado BOYER (1996), ROQUE (2012), PAVANELLO (1993) e LIMA (1995).
[Download TCC]