MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: HÉRCULES LUIZ JUNIOR

UFPR - Universidade Federal do Paraná - Curitiba - PR

Dissertação

Título
AS DIFERENTES ABORDAGENS DO ENSINO DA PROPORCIONALIDADE
Resumo
O estudo da proporcionalidade se faz corrente para a vida do educando desde as séries iniciais da Educação Básica, quando ao observar objetos em seu meio e compará-los com registros gráficos do mesmo, em escala, percebe uma regra de representação (escala) a qual refere-se a uma situação de proporcionalidade, até aplicações de física e o estudo das relações entre as grandezas desta área do conhecimento nas séries finais da Educação Básica. Sendo assim, a proporcionalidade se faz um objeto de estudo de grande importância acadêmica e social para o estudante. Neste trabalho, visa-se questionar de quais formas podemos abordar uma situação problema que envolva relação entre grandezas proporcionais. Prefere-se não aqui discutir qual o melhor método de ensino, o de mais fácil assimilação do educando ou ainda qual o mais eficaz nas resoluções, pois estes questionamentos nos remetem a uma educação tradicionalista de repetição. O que se quer neste artigo é o desenvolvimento de diferentes habilidades de resolução para que tenhamos um cidadão competente no que se refere a relação entre grandezas proporcionais. Serão apresentados neste texto, o método conhecido como “regra de três”, o método da redução à unidade e a aplicação do Teorema Fundamental da Proporcionalidade. No fim do documento apresentaremos uma seção de resolução de problemas, do livro Temas e Problemas Elementares, de Elon Lages de Lima et al [1], utilizando-se dos métodos abordados durante o desenvolvimento do artigo.
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