Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: HERTON RENZ JÚNIOR
UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO
Dissertação
Título
A Importância da Modelagem Matemática no Ensino-Aprendizagem
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a Modelagem Matemática como uma proposta alternativa para uma aprendizagem significativa, dinâmica e eficaz. Neste sentido, os aspectos favoráveis e os obstáculos para um ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática serão citados no decorrer da obra. Inicia-se a conversa com um breve resumo do surgimento da Modelagem Matemática na educação mundial e no Brasil, a fim de compreender sua real importância no atual cenário escolar. Os conceitos necessários para a definição de Modelagem Matemática são apresentados no desenvolvimento da obra dando ênfase para as fases da Modelagem Matemática propostas por Lourdes Werle Almeida em seu livro “Modelagem Matemática na Educação Básica”. O trabalho ainda apresenta a Modelagem Matemática como ferramenta no ensino da Matemática, destacando os cinco passos para se pôr em prática a metodologia de ensino através da modelação sugeridos por Maria Salett Biembengut e Nelson Heim, no livro “Modelagem Matemática no Ensin”. Destaca-se também a materialização da Modelagem Matemática, conforme Jonei Cerqueira Barbosa, identificando os três possíveis
casos de distribuição das tarefas de modelação para professores e alunos. O trabalho relata a importância da utilização dos modelos matemáticos clássicos na iniciação de atividades de Modelagem Matemática. O modelo matemático proposto por Tales para calcular a altura de uma pirâmide, descrito por Johannes Hisrschberger na obra História da Filosofia na Antiguidade, e o modelo de Malthus para acompanhar o crescimento populacional, relatado por Rodney Carlos Bassanezi, são mencionados para se ter conhecimento da evolução dos modelos matemáticos clássicos. A proposta do modelo matemático clássico para calcular áreas por fracionamento em figuras planas é sugerida para os níveis de educação fundamental, médio e superior, concretizando a ideia de que, através das adaptações, o mesmo tema pode ser explorado em diferentes momentos do ensino da Matemática. Por _m, a obra apresenta três atividades desenvolvidas em sala de aula com alunos do Ensino Médio para que se pudesse vivenciar na prática a importância da Modelagem Matemática no ensino-aprendizagem.
[Download TCC]