Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JAIRO RODRIGUES BARROS
UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO
Dissertação
Título
Estatística no Ensino Médio: uma proposta metodológica de ensino
Resumo
O presente trabalho se constitui de uma avaliação do uso da estatística no ensino médio,nas diferentes áreas do conhecimento, bem como a maneira como este conteúdo é tratado nos livros didáticos de matemática do PNLD atual, e aplicado no Exame nacional do Ensino Médio (ENEM). O mesmo apresenta uma proposta metodológica de ensino,
baseada nas concepções de Lima[9], estruturada em três componentes básicas: conceituação, manipulação e aplicação da estatística no contexto social. Foi possível perceber que a estatística é de fundamental importância no cotidiano. No que diz respeito aos
livros didáticos, percebemos muitos problemas relacionados, em especial, na conceituação
de alguns termos estatísticos, e que de certa forma interferem negativamente na manipulação de várias atividades propostas. A aplicação está bastante presente nos materiais analisados, justificando a estatística como um dos ramos da matemática mais aplicáveis.
Em relação a sua aplicação no Exame Nacional do Ensino Médio verificamos que os itens apresentados pelo mesmo são de fácil interpretação, e consequentemente, de fácil solução.Esperamos que com este trabalho o professor tenha uma ferramenta norteadora, dandolhe assim mais dinamicidade e objetividade na elaboração e execução de suas aulas.
[Download TCC]