Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JAMES JANSEN PINHO DE BARROS
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
O Tangram como Ferramenta Didática para a Matemática do Ensino Fundamental
Resumo
O presente trabalho é o resultado de pesquisas acerca da utilização do quebra-cabeça conhecido como Tangram como material didático, sobretudo no que tange à abordagem do ensino de conceitos fundamentais nas aulas de matemática na educação básica. Nele, possibilitamos ao professor sugestões de atividades que englobam conceitos matemáticos, tais como ângulos, áreas, perímetro, números racionais, números irracionais, teorema de Pitágoras, entre outros.
Apresentamos, no final, atividades desenvolvidas com alunos do 7o e do 8o anos, do segundo segmento do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cientista Mário Kroeff, do Rio de Janeiro, comprovando, na prática, a versatilidade deste material em concordância com a evoluçã da aprendizagem dos alunos apresentada nas aulas de matemática.
[Download TCC]