MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JANE RODRIGUES TRINDADE

UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória - ES

Dissertação

Título
Uma Proposta de Sequência Didática para o Ensino de Matrizes no Ensino Médio
Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo desenvolver a prática matemática apresentando o tema matrizes de modo tal que o aluno desenvolva o saber matemático e consiga responder aquela pergunta pragmática: “pra quê se aprende isto?” Sabe-se que o tema apresentado não tem uma abordagem anterior ao segundo ano do Ensino Médio, sendo a noção intuitiva de matrizes vista superficialmente na análise e construção de tabelas. Esse fato gera grande dificuldade de compreensão por parte dos alunos, que não conseguem relacionar o estudo com situações práticas. Nosso alvo aqui será concretizar a teoria através de situações-problemas do dia-a-dia. Para tanto, organizamos o trabalho em uma sequência didática distribuída em aulas seguidas de quatro aplicações práticas, sendo abordados grafos, codificação, escalonamento e produto de matrizes.
[Download TCC]