MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JELSONI DE ARAÚJO CALIXTO

UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco - AC

Dissertação

Título
CONTRIBUIÇÕES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS CEGOS E SURDOS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições das estratégias de ensino desenvolvidas nas Salas de Recurso Multifuncional para a aprendizagem matemática de alunos cegos e surdos no município de Rio Branco - Acre, tendo como fonte de informação e obtenção de dados o Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA. A metodologia utilizada constitui-se a partir de uma análise documental referente ao processo histórico da educação especial no Acre, perpassando pelo contexto da deficiência visual e da surdez. Consta, também, um relato dos desafios e dificuldades enfrentados pelos alunos cegos e surdos, antes e depois da implantação da sala de Recurso Multifuncional e do desenvolvimento das atividades realizadas no AEE - Atendimento Educacional Especializado, no qual se evidenciou nesta pesquisa alguns elementos de como os alunos cegos e surdos passaram a se apropriar dos conhecimentos matemáticos. Como resultados apresenta-se uma reflexão em torno das oportunidades de aprendizagem matemática de alunos cegos e surdos mediada pelas estratégias de ensino e pelas adaptações específicas as suas deficiências realizadas nos ambientes apresentados, possibilitando de fato um movimento inclusivo e educativo.
[Download TCC]