Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JELSONI DE ARAÚJO CALIXTO
UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco - AC
Dissertação
Título
CONTRIBUIÇÕES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS CEGOS E SURDOS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições das estratégias de
ensino desenvolvidas nas Salas de Recurso Multifuncional para a aprendizagem
matemática de alunos cegos e surdos no município de Rio Branco - Acre, tendo como
fonte de informação e obtenção de dados o Centro de Educação de Jovens e Adultos -
CEJA. A metodologia utilizada constitui-se a partir de uma análise documental referente
ao processo histórico da educação especial no Acre, perpassando pelo contexto da
deficiência visual e da surdez. Consta, também, um relato dos desafios e dificuldades
enfrentados pelos alunos cegos e surdos, antes e depois da implantação da sala de
Recurso Multifuncional e do desenvolvimento das atividades realizadas no AEE - Atendimento Educacional Especializado, no qual se evidenciou nesta pesquisa alguns
elementos de como os alunos cegos e surdos passaram a se apropriar dos conhecimentos matemáticos. Como resultados apresenta-se uma reflexão em torno das oportunidades
de aprendizagem matemática de alunos cegos e surdos mediada pelas estratégias de ensino e pelas adaptações específicas as suas deficiências realizadas nos ambientes
apresentados, possibilitando de fato um movimento inclusivo e educativo.
[Download TCC]