Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOAB DOS SANTOS SILVA
UEPB - Universidade Estadual da Paraíba - Campina Grande - PB
Dissertação
Título
Sequências Numéricas no Ensino Médio
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta didática para o conteúdo de sequências numéricas, englobando o tratamento das progressões aritmética e geométrica, conteúdo comumente
ministrado no primeiro ano do ensino médio regular. Neste sentido, são desenvolvidos capítulos com um recorte histórico, conteúdo programático e discussão de como o conteúdo
programático deve ser dividido e abordado em encontros. A introdução do tema sequências é feita utilizando-se o recorte histórico e os quebra-cabeças Torre de Hanói e Salto
da Rã para, a partir do processo de redescoberta, conduzir os alunos ao reconhecimento de padrões e formulação de conjecturas. Para as progressões aritmética e geométrica
opta por dar ênfase a resolução de situações problemas e a formalização, demonstração, dos resultados apresentados, pois acredita-se que este procedimento pode contribuir para
desenvolvimento lógico-dedutivo e argumentativo dos alunos. Três atividades avaliativas são sugeridas sendo os objetivos e possíveis resoluções das questões propostas também expostos
no capítulo dedicado a discussão dos encontros nos quais o conteúdo programático foi dividido.
[Download TCC]