MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOAO BATISTA COELHO

UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO

Dissertação

Título
GEOMETRIA FRACTAL:UM OLHAR SOBRE A NECESSIDADE DE INCLUSÃO NA ESTRUTURA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Para atender à necessidade de estudos de formas mais complexas, surgiu uma nova geometria que não atende a nenhum dos cincos postulados de Euclides, conhecida como Geometria Fractal, também intitulada geometria da natureza, pois propõe uma melhor aproximação das atividades do cotidiano com as atividades praticadas na escola. É importante ressaltar a relação entre a Geometria Fractal e a aplicação interdisciplinar com outros componentes curriculares, tais como a Biologia, Geografia, Música, Economia, dentre outros. Destacamos as principais propriedades que caracterizam a identificação dos fractais (autossimilaridade, complexidade infinita e dimensão fractal). Existem vários fractais famosos, tais como Conjunto de Cantor, Curva e Floco de Neve de Koch, Triângulo e Tapete de Sierpinsk, Esponja de Menger, Curva de Peano, Curva de Hilbert. Neste trabalho, também será abordado a necessidade de apresentar reflexões e justificativas sobre as possibilidades da inclusão do ensino de Geometria Fractal no Ensino Médio, pois textos e situações-problema envolvendo a Geometria Fractal começam a aparecer no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares. Tem - se a perceptibilidade que é um tema recente para a maioria dos professores e alunos, pois não consta na estrutura curricular, e quando surgem nos livros didáticos, são apenas leituras complementares. Pode citar a importância da conexão dos fractais com as progressões geométricas, pois ambos trabalham na mesma linha de pensamento, podendo construir uma contextualização enriquecedora para a aprendizagem do aluno.
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