Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSE CARLOS GABRIEL DE SOUZA
UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA
Dissertação
Título
Uma proposta de análise de livro didático de Matemática para os anos iniciais
Resumo
O ensino de matemática sempre demandou atenção especial do professor e uma metodologia cautelosa na instrução de seus objetos. Esta prudência é maior no ensino fundamental I, por ser um processo de primeira alfabetização, e isso requer mais atenção e tempo, a fim de alcançar os resultados esperados. O tratamento de alguns objetos matemáticos devem ter uma atenção ainda maior sobre como ativar e melhorar o pensamento lógico, contribuindo de forma significativa na aprendizagem dos alunos. Geralmente para o professor desenvolver o seu trabalho em sala de aula eles dependem de livros didáticos que como apontam os documentos oficiais são muitas vezes de qualidade insatisfatória. Pensando nisso esta pesquisa busca analisar como os objetos matemáticos são tratados nos livros didáticos utilizados no 5º ano do Ensino Fundamental I. Para isso, escolhemos o Produto de Medida (PM) como objeto matemático de referência, apoiando – nos na Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard e na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Baseados nesta premissa, o nosso objetivo foi apresentar uma proposta contendo critérios para análise de livros didáticos de Matemática, pois ambas as teorias permitem que o professor tenha embasamento teórico para criar ou estabelecer critérios para a escolha de um livro didático. Tivemos como resultado uma proposta contendo cinco itens que podem ser analisados pelo professor durante a escolha do livro didático. Esses itens levam em conta: a análise da relação teoria x prática, a análise das técnicas - esquemas, análise das relações de complexidade do conceito, análise da diversidade de situações e no último a análise da adequação do livro a realidade da escola e dos alunos.
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