Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSÉ LUIZ SOARES DOS SANTOS
USP - Universidade de São Paulo - São Paulo - SP
Dissertação
Título
O movimento da matemática moderna e o ensino das operações com números fracionários: uma análise histórica de livros didáticos
Resumo
Este trabalho é uma análise do ensino dos números fracionários, nos cursos ginasiais e de primeiro
grau no Brasil, e sua relação com a matemática moderna, usando como fonte alguns livros
didáticos de matemática publicados durante o Movimento da Matemática Moderna (MMM).
Os livros considerados são de autoria de Osvaldo Sangiorgi, Ary Quintela, Carlos Galante e
Miguel Asis Name, envolvendo o período dos anos 1950, antes do MMM, ao início dos anos
1970, no qual ocorre o declínio desse movimento no Brasil. No desenvolvimento desse trabalho,
observamos as alterações e manutenções na legislação, nos programas curriculares, na diagramação
dos livros, nos conceitos e nas diferentes abordagens dadas aos números fracionários
por cada um dos autores. Constatamos, como mudanças nos livros didáticos, a introdução da
teoria dos conjuntos, das propriedades estruturais e das representações (nomenclatura, simbologia
e diagramas), acompanhadas pelo aumento do número de exercícios, cores, imagens e
dimensões dos livros. Observamos que as mudanças conceituais relacionadas ao MMM estão
presentes, em maior grau,nos livros de Sangiorgi, mostrando que não houve homogeneidade na
incorporação das ideias da matemática moderna nos livros didáticos de matemática dos anos
1960. Constatamos, ainda, que a denominação “números racionais”, substituindo “frações” e
“números fracionários”, já está consolidada na década de 1970.
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