MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOSE RICARDO DE SOUZA ARAUJO

UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco - AC

Dissertação

Título
USO DE SMARTPHONES E TABLETS COMO FERRAMENTA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: O SOFTWARE GEOGEBRA
Resumo
Este trabalho surgiu da necessidade de acompanhar os avanços tecnológicos no setor da educação com a possibilidade de aplicação dos resultados nas escolas públicas ou particulares de Rio Branco – AC, objetivando estimular o interesse dos alunos destas escolas no desenvolvimento da matemática. A pesquisa é de cunho bibliográfico e tem como foco avaliar a utilização tecnológica voltada para a aprendizagem da matemática na rede pública de ensino. Foram estudados possibilidades de softwares educativos gratuitos, disponíveis para downloads em diversos sites da internet. Dos diversos softwares que foram analisados, destaca-se o GeoGebra, sendo escolhido pela facilidade de manuseio, e ter versão disponível em língua portuguesa. Foram explicitadas diretrizes para a implementação do recurso tecnológico em sala de aula, cujo objetivo é solidificar o ensino com os conceitos e fundamentos matemáticos nas diversas circunstâncias da vida real. Destacando que o uso correto das mídias educacionais dentro das escolas solidifica e aprimora os conceitos matemáticos nos estudantes. A utilidade dessas mídias e tecnologias dentro das escolas tem gerado discussões no que se refere à aprendizagem da Matemática. Devido ao rápido e exponencial crescimento tecnológico,é necessário que as escolas busquem se adequar à ?era tecnológica?, adquirindo equipamentos e mídias que seja utilizado como ferramenta de ensino e aprendizagem nas mãos do professor. Em linhas gerais este trabalho retrata o aproveitamento destas tecnologias no âmbito educacional de Matemática, focalizando especificamente em Geometria, ressaltando toda a variedade de metodologias que o professor hoje dispõe para compartilhar o conhecimento, auxiliando e proporcionando o trabalho dos docentes dentro das salas de aula. Palavras-chaves: 1. Tecnologia. 2. Matemática. 3. GeoGebra. 4. Ensino.
[Download TCC]