Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSE RICARDO DE SOUZA ARAUJO
UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco - AC
Dissertação
Título
USO DE SMARTPHONES E TABLETS COMO FERRAMENTA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: O SOFTWARE GEOGEBRA
Resumo
Este trabalho surgiu da necessidade de acompanhar os avanços tecnológicos no
setor da educação com a possibilidade de aplicação dos resultados nas escolas
públicas ou particulares de Rio Branco – AC, objetivando estimular o interesse dos
alunos destas escolas no desenvolvimento da matemática. A pesquisa é de cunho
bibliográfico e tem como foco avaliar a utilização tecnológica voltada para a
aprendizagem da matemática na rede pública de ensino. Foram estudados
possibilidades de softwares educativos gratuitos, disponíveis para downloads em
diversos sites da internet. Dos diversos softwares que foram analisados, destaca-se
o GeoGebra, sendo escolhido pela facilidade de manuseio, e ter versão disponível
em língua portuguesa. Foram explicitadas diretrizes para a implementação do
recurso tecnológico em sala de aula, cujo objetivo é solidificar o ensino com os
conceitos e fundamentos matemáticos nas diversas circunstâncias da vida real.
Destacando que o uso correto das mídias educacionais dentro das escolas solidifica
e aprimora os conceitos matemáticos nos estudantes. A utilidade dessas mídias e
tecnologias dentro das escolas tem gerado discussões no que se refere à
aprendizagem da Matemática. Devido ao rápido e exponencial crescimento
tecnológico,é necessário que as escolas busquem se adequar à ?era tecnológica?,
adquirindo equipamentos e mídias que seja utilizado como ferramenta de ensino e
aprendizagem nas mãos do professor. Em linhas gerais este trabalho retrata o
aproveitamento destas tecnologias no âmbito educacional de Matemática,
focalizando especificamente em Geometria, ressaltando toda a variedade de
metodologias que o professor hoje dispõe para compartilhar o conhecimento,
auxiliando e proporcionando o trabalho dos docentes dentro das salas de aula.
Palavras-chaves: 1. Tecnologia. 2. Matemática. 3. GeoGebra. 4. Ensino.
[Download TCC]