MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOSÉ GLEIDSON FERREIRA DO NASCIMENTO

UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco - AC

Dissertação

Título
NIVELAMENTO OU REVISÃO PARALELA: QUAL A ESTRATÉGIA MAIS EFICAZ PARA A RETOMADA DE CONTEÚDOS BÁSICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA?
Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com alunos do 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio, docentes de 4 escolas estaduais e Coordenadores da Escola Estadual Jornalista Armando Nogueira (Rio Branco – AC), com o objetivo de investigar a eficácia da estratégia utilizada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) denominada “Nivelamento” para preparação dos alunos em “Tópicos Básicos da Matemática”, realizado no início de cada Ano Letivo, para servir de base para os demais conteúdos das séries correntes. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturada com alunos e coordenadores. A pesquisa investigou a assimilação pelos alunos de conteúdo reproduzido em forma de um “Nivelamento” seguindo orientação da SEE e a percepção dos alunos diante dos desafios trazidos ao se adotar este tipo de estratégia. Como alternativa ao atual modelo (Nivelamento) sugerimos outra forma de recuperação, conforme nossa experiência e comprovada através dessa pesquisa, que pareceu mais adequado às necessidades dos alunos: a revisão paralela (que ocorreu durante a exposição dos conteúdos de matemática ministrados em sala de aula, nas turmas investigadas). Investigamos também, outra estratégia denominada OJE (Olimpíada de Jogos Digitais e Educação), que por sua didática e viés lúdico revelou ser de grande potencial em atrair e estimular os estudantes para revisar os chamados conteúdos-chaves. Por isso, chegamos à conclusão, a partir dos resultados apresentados nesta pesquisa, que a junção da OJE com a revisão paralela, seria a conjugação de esforços mais produtivos e adequados frente ao Nivelamento.
[Download TCC]