Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JULIO CEZAR MATIAS DE FREITAS
UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
TRABALHANDO POLIEDROS ATRAVÉS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA UTILIZANDO SOFTWARES
Resumo
Este trabalho tem como tema central a aplicação de técnicas de ensino de geometria espacial
em especial o ensino de poliedros, destacando-se o Teorema de Euler e os poliedros
regulares (poliedros de Platão). Analisamos as definições, teoremas e suas demonstrações,
destacando um pouco da história do matemático Leonhardo Euler, e as curiosidades acerca
do seu teorema para poliedros. Discutimos ainda as diculdades educacionais do ensino
de matemática e os elementos que podem estar ligados a essa dificuldade como também
alternativas que podem ser aplicadas na prática de ensino dos professores dessa área.
Diante das dificuldades propomos uma metodologia de ensino baseada na combinação
de duas técnicas: uso de softwares e aprendizagem cooperativa, pois, ambas vem sendo
muito discutidas como alternativa viável de ensino. Destacamos inclusive quais as principais
vertentes de pensamento do uso de software como ferramenta de ensino ou máquina
de ensinar, assim como, analisamos as características de ensino cooperativo, apresentando
as diculdades encontradas na tentativa de implantação desse método de ensino, além disso,
ressaltarmos tambem as vantagens alcançadas após a superação dos obstáculos iniciais.
Analisou-se tambem os softwares Poly e Educandus que foram utilizados no projeto
de ensino diferenciado, onde destacamos as potencialidades, além das limitações que estes
apresentavam, sugerindo alternativas para a devida complementação do professor que
acompanhe os alunos envolvidos no estudo. Sugerimos tambem, atividade direcionada
para o uso do Poly, no intuito de levar o participante a explorar todos os recursos do
software ao máximo para assim minimizarmos as dificuldades de visualização e representação dos poliedros. Por último aplicamos avaliações qualitativas e quantitativas onde
vericamos as potencialidades da metodologia utilizada em comparação com o ensino convencional,
além de fazermos uma análise dos erros mais comuns cometidos pelos alunos
do ensino convencional e os alunos do ensino experimental.
[Download TCC]