MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JULIO CEZAR MATIAS DE FREITAS

UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE

Dissertação

Título
TRABALHANDO POLIEDROS ATRAVÉS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA UTILIZANDO SOFTWARES
Resumo
Este trabalho tem como tema central a aplicação de técnicas de ensino de geometria espacial em especial o ensino de poliedros, destacando-se o Teorema de Euler e os poliedros regulares (poliedros de Platão). Analisamos as de finições, teoremas e suas demonstrações, destacando um pouco da história do matemático Leonhardo Euler, e as curiosidades acerca do seu teorema para poliedros. Discutimos ainda as di culdades educacionais do ensino de matemática e os elementos que podem estar ligados a essa difi culdade como também alternativas que podem ser aplicadas na prática de ensino dos professores dessa área. Diante das di ficuldades propomos uma metodologia de ensino baseada na combinação de duas técnicas: uso de softwares e aprendizagem cooperativa, pois, ambas vem sendo muito discutidas como alternativa viável de ensino. Destacamos inclusive quais as principais vertentes de pensamento do uso de software como ferramenta de ensino ou máquina de ensinar, assim como, analisamos as características de ensino cooperativo, apresentando as di culdades encontradas na tentativa de implantação desse método de ensino, além disso, ressaltarmos tambem as vantagens alcançadas após a superação dos obstáculos iniciais. Analisou-se tambem os softwares Poly e Educandus que foram utilizados no projeto de ensino diferenciado, onde destacamos as potencialidades, além das limitações que estes apresentavam, sugerindo alternativas para a devida complementação do professor que acompanhe os alunos envolvidos no estudo. Sugerimos tambem, atividade direcionada para o uso do Poly, no intuito de levar o participante a explorar todos os recursos do software ao máximo para assim minimizarmos as difi culdades de visualização e representação dos poliedros. Por último aplicamos avaliações qualitativas e quantitativas onde veri camos as potencialidades da metodologia utilizada em comparação com o ensino convencional, além de fazermos uma análise dos erros mais comuns cometidos pelos alunos do ensino convencional e os alunos do ensino experimental.
[Download TCC]