MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JULIO CÉZAR RODRIGUES DE OLIVEIRA

UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR

Dissertação

Título
Uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem para o Ensino de Logaritmos na Perspectiva da Resolução de Problemas
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para o ensino de logaritmos, na perspectiva de Simon (1995), por meio da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas proposta por Onuchic e Allevato (2011). Para fundamentar o trabalho teoricamente, articulamos a perspectiva de Onuchic e Allevato (2011) com o modelo para a resolução de um problema proposto por Polya (1994) e as fases de uma lição apresentadas por Van de Walle (2009). Com esse trabalho pretendemos responder à seguinte questão de investigação: quais são as possíveis contribuições de uma THA para o ensino de logaritmos e suas propriedades operatórias? Nesse sentido, estabelecemos como objetivos apresentar uma THA na perspectiva da Resolução de Problemas e analisar suas possíveis contribuições. A partir da elaboração dessa THA são realizadas análises de cunho interpretativo acerca das suas possíveis contribuições para o ensino de logaritmos. Como resultado, acreditamos que a elaboração e exploração dessa THA por meio da Resolução de Problemas têm potencial para o ensino de logaritmos e suas propriedades, e para a formação de professores, pois fornece subsídios tanto teóricos como práticos para que o professor trabalhe com esse conteúdo nessa perspectiva.
[Download TCC]