MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: KÁTIA DE NAZARÉ FERREIRA AGUIAR

UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP

Dissertação

Título
UMA REFLEXÃO ACERCA DO INDICADOR EDUCACIONAL DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE
Resumo
O desenvolvimento sócio – econômico dos países está intimamente relacionado ao desempenho de seu sistema educacional. O acesso à educação, no Brasil, praticamente se universalizou, o maior complicador é a garantia de permanência numa educação básica de qualidade até o término do ciclo escolar. Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a problemática do indicador educacional de defasagem entre a idade e a série estudada pelo aluno da educação básica no estado do Amapá. A metodologia adotada baseou-se em pesquisas bibliográficas que envolvem o assunto e pesquisa de campo, para coleta de dados sobre a educação amapaense, focalizando o processo de construção dos argumentos contemplativos. Traçando o contexto do sincronismo idade-série. Conhecendo programas desenvolvidos pelo INEP, inclusive ações avaliativas, como o IDEB. Apreciando os quantitativos significativos da educação no Estado. Para analisar o fenômeno escolheu-se o método estatístico da regressão linear, que permite realizar uma previsão da ocorrência no tempo. Esta investigação procurou apreciar os fatos relativos ao tema analisado, e não propor soluções mágicas, porém possui a pretensão de servi como “uma reflexão acerca do indicador educacional distorção idade-série no contexto amapaense”, principalmente, a gestores educacionais como alavanca de discussões e ações planejadas no sentido de minimizar a problemática evidenciada.
[Download TCC]