Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: KENIA FIORIO PIZETTA
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
ADAPTAÇÃO DE MÉTODOS E INSTRUMENTOS DA TOPOGRAFIA E DA CARTOGRAFIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
O presente trabalho tem como fundamentação teórica a evolução histórica da topografia
e da cartografia até a atualidade e a teoria da aprendizagem significativa de David Paul
Ausubel. Tem como objetivo principal propor uma metodologia de ensino que possa construir
significado aos conteúdos de matemática, especificamente da geometria e da trigonometria,
através de adaptações de métodos e instrumentos da topografia e da cartografia. As atividades
aplicadas em turmas de Ensino Médio têm destaque para: a construção e uso do
pantógrafo na turma de 1ª série e aborda os conteúdos de escala e semelhança de figuras
e polígonos; a construção e uso do teodolito e do clinômetro, na turma de 2ª série, com o
conteúdo de razões trigonométricas; e a aplicação de métodos topográficos para o cálculo
de áreas na turma de 3ª série, que aborda o conteúdo de áreas de polígonos. A aprendizagem
significativa ocorre quando o aprendiz consegue relacionar os seus conhecimentos
prévios existentes em sua estrutura cognitiva a uma nova ideia. Desse modo, as propostas
foram planejadas e executadas primeiramente com a identificação desses conhecimentos
prévios dos alunos por meio de um questionário e que serviram de base para as propostas
apresentadas, nas quais os alunos poderiam construir novos conhecimentos. Os resultados
foram avaliados através do acompanhamento das atividades, das dificuldades e das
facilidades encontradas pelos alunos em todo o desenvolvimento das tarefas propostas.
[Download TCC]