MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: KENIA FIORIO PIZETTA

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
ADAPTAÇÃO DE MÉTODOS E INSTRUMENTOS DA TOPOGRAFIA E DA CARTOGRAFIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
O presente trabalho tem como fundamentação teórica a evolução histórica da topografia e da cartografia até a atualidade e a teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel. Tem como objetivo principal propor uma metodologia de ensino que possa construir significado aos conteúdos de matemática, especificamente da geometria e da trigonometria, através de adaptações de métodos e instrumentos da topografia e da cartografia. As atividades aplicadas em turmas de Ensino Médio têm destaque para: a construção e uso do pantógrafo na turma de 1ª série e aborda os conteúdos de escala e semelhança de figuras e polígonos; a construção e uso do teodolito e do clinômetro, na turma de 2ª série, com o conteúdo de razões trigonométricas; e a aplicação de métodos topográficos para o cálculo de áreas na turma de 3ª série, que aborda o conteúdo de áreas de polígonos. A aprendizagem significativa ocorre quando o aprendiz consegue relacionar os seus conhecimentos prévios existentes em sua estrutura cognitiva a uma nova ideia. Desse modo, as propostas foram planejadas e executadas primeiramente com a identificação desses conhecimentos prévios dos alunos por meio de um questionário e que serviram de base para as propostas apresentadas, nas quais os alunos poderiam construir novos conhecimentos. Os resultados foram avaliados através do acompanhamento das atividades, das dificuldades e das facilidades encontradas pelos alunos em todo o desenvolvimento das tarefas propostas.
[Download TCC]