MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LEONARDO MARTINS DO NASCIMENTO

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
O GEOPLANO CIRCULAR DINÂMICO E AS TÁBUAS DE CORDAS DE PTOLOMEU E COPÉRNICO COMO ALTERNATIVA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS
Resumo
Sendo vista como uma ciência com características próprias de investigação, a Matemática permite que sua dimensão histórica, intimamente relacionada com a sociedade e a cultura ao longo do desenvolvimento da humanidade, ampliem o seu espaço de conhecimento. Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), tem por objetivo mostrar a importância para o processo ensino-aprendizagem do uso da história como um recurso didático em aulas investigativas, na aprendizagem de conceitos matemáticos. Para isso, aplicamos a alunos do ensino médio da E.E. Deputado Esteves Rodrigues, no último semestre de 2014, um conjunto de atividades com a utilização de procedimentos de investigação histórica em sala de aula, levando-os a percorrerem os primeiros passos na construção das tábuas de cordas de Ptolomeu e Copérnico, e a relacioná-las com a tabela do seno. Para tal, elaboramos uma sequência metodológica distribuída em três momentos distintos, que permitiram, através de questionários e de um bloco de atividades, a coleta de dados e anotações para uma análise qualitativa. Desta forma, inicialmente apresentamos um breve resumo da evolução histórica da trigonometria, citando alguns de seus principais personagens e suas contribuições na construção desse campo da matemática, destacando a importância dos trabalhos de Ptolomeu e Copérnico que, de modo semelhante, construíram suas tábuas de cordas. No segundo momento, realizamos atividades de reconstrução das tábuas de cordas, e buscamos a relação com a tabela do seno. No terceiro momento, foi feita uma discussão sobre o uso de materiais concretos no ensino da Matemática como uma alternativa didática e sobre trabalhar uma atividade envolvendo trigonometria em sala de aula, a partir de um processo de investigação e recriação da história da Matemática. Na realização de atividades de reconstrução das tábuas de cordas, além de outros materiais didáticos utilizamos o Geoplano Circular Dinâmico (GCD), por nós idealizado e construído como parte desta pesquisa, para auxiliar o aluno na busca de resultados e levantamento de hipóteses. Diante das respostas, das interações e discussões estabelecidas no decorrer das atividades, percebemos que essa abordagem histórica propiciou uma reformulação de conceitos e redescoberta por parte dos alunos, contribuindo para a consolidação do conhecimento sobre trigonometria. Com essa pesquisa, entendemos que é possível mostrar aos alunos uma visão de que o ensino de trigonometria não se resume apenas em conhecer e aplicar as fórmulas e tabelas trigonométricas, que é importante conhecer o seu desenvolvimento e dar significado ao seu estudo, principalmente através de uma percepção histórica.
[Download TCC]