Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LEONARDO MARTINS DO NASCIMENTO
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
O GEOPLANO CIRCULAR DINÂMICO E AS TÁBUAS DE CORDAS DE PTOLOMEU E COPÉRNICO COMO ALTERNATIVA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS
Resumo
Sendo vista como uma ciência com características próprias de investigação, a
Matemática permite que sua dimensão histórica, intimamente relacionada com a
sociedade e a cultura ao longo do desenvolvimento da humanidade, ampliem o seu
espaço de conhecimento. Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado
Profissional em Matemática (PROFMAT), tem por objetivo mostrar a importância para
o processo ensino-aprendizagem do uso da história como um recurso didático em
aulas investigativas, na aprendizagem de conceitos matemáticos. Para isso,
aplicamos a alunos do ensino médio da E.E. Deputado Esteves Rodrigues, no último
semestre de 2014, um conjunto de atividades com a utilização de procedimentos de
investigação histórica em sala de aula, levando-os a percorrerem os primeiros passos
na construção das tábuas de cordas de Ptolomeu e Copérnico, e a relacioná-las com
a tabela do seno. Para tal, elaboramos uma sequência metodológica distribuída em
três momentos distintos, que permitiram, através de questionários e de um bloco de
atividades, a coleta de dados e anotações para uma análise qualitativa. Desta forma,
inicialmente apresentamos um breve resumo da evolução histórica da trigonometria,
citando alguns de seus principais personagens e suas contribuições na construção
desse campo da matemática, destacando a importância dos trabalhos de Ptolomeu e
Copérnico que, de modo semelhante, construíram suas tábuas de cordas. No segundo
momento, realizamos atividades de reconstrução das tábuas de cordas, e buscamos
a relação com a tabela do seno. No terceiro momento, foi feita uma discussão sobre
o uso de materiais concretos no ensino da Matemática como uma alternativa didática
e sobre trabalhar uma atividade envolvendo trigonometria em sala de aula, a partir de
um processo de investigação e recriação da história da Matemática. Na realização de
atividades de reconstrução das tábuas de cordas, além de outros materiais didáticos
utilizamos o Geoplano Circular Dinâmico (GCD), por nós idealizado e construído como
parte desta pesquisa, para auxiliar o aluno na busca de resultados e levantamento de
hipóteses. Diante das respostas, das interações e discussões estabelecidas no
decorrer das atividades, percebemos que essa abordagem histórica propiciou uma
reformulação de conceitos e redescoberta por parte dos alunos, contribuindo para a
consolidação do conhecimento sobre trigonometria. Com essa pesquisa, entendemos
que é possível mostrar aos alunos uma visão de que o ensino de trigonometria não se
resume apenas em conhecer e aplicar as fórmulas e tabelas trigonométricas, que é
importante conhecer o seu desenvolvimento e dar significado ao seu estudo,
principalmente através de uma percepção histórica.
[Download TCC]