MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LUCIANA MOTA CERQUEIRA

UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Cruz das Almas - BA

Dissertação

Título
ARITMÉTICA MODULAR NOS CÓDIGOS DE BARRAS
Resumo
Devido às suas características de baixo custo, facilidade de implantação, utilização e, principalmente, a qualidade de informação e redução de tempo de operação dos sistemas, os códigos de barras têm sido usados desde pequenas atividades que necessitam de identificação de documentos à comercialização e controle de produtos. Daí a utilização dos códigos de barras é algo pertinente ao nosso dia-a-dia, bem como no âmbito escolar. Identificar, através do número do código de barras, a origem, o fabricante e o tipo de produto, são tarefas que podem ser aplicadas na escola. Os códigos de barras, no Brasil utilizam-se os códigos EAN-13, que contêm 13 dígitos, sendo o último dígito aquele que verifica os 12 anteriores, de modo que, se um desses for digitado incorretamente, certamente o produto não será identificado. Isso é devido ao processo de verificação do erro, onde utiliza-se a matemática, em especial a aritmética modular e o produto vetorial. Neste trabalho evidenciamos como os códigos de barras são uma aplicação da matemática interessante, que pode ser aplicada, de forma fácil e estimuladora, aos alunos dos ensinos fundamental II e médio.
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