MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LUCIANO FAUSTINONI

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS

Dissertação

Título
MEDIDAS DE ALTURAS INACESSÍVEIS POR SEGMENTOS PROPORCIONAIS EM PROJEÇÕES DE SOMBRAS: Um relato de experiência
Resumo
O Teorema de Tales é conteúdo do Ensino Fundamental, na maioria dos currículos, no 9º ano, séries finais. No entanto, o que entra em foco é justamente o modo de trabalhar com esse conteúdo que é, muitas vezes, relegado ou tratado em sala de aula minimamente, com aulas teóricas e descontextualizadas da prática e da realidade do aluno. Em função dessas constatações, “de que modo se pode trabalhar de forma prática o Teorema de Tales e a semelhança de triângulos no Ensino Fundamental?”. Para respondê-lo traçou-se como objetivo geral “motivar os alunos a uma atividade prática de alturas inacessíveis”, visando, acima de tudo, contribuir no aprendizado destes conceitos alinhando a teoria com a prática na aprendizagem da matemática. Assim sendo, metodologicamente, a pesquisa configurou-se como sendo de cunho dialético, qualitativa, descritiva, e, com base no procedimento técnico de pesquisa, como uma pesquisa-ação. Assim, a mesma foi realizada com três turmas do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Luiz Gonzaga, de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, trabalhando com a professora titular de Matemática, primeiramente com Teorema de Tales e semelhança de triângulos, após, na prática de execução da medida inacessível da entrada da escola utilizando-se de um instrumento construído especificamente para a realização da atividade. Os resultados apontaram que é de suma relevância possibilitar a alunos a atividades práticas envolvendo estes conteúdos matemáticos. Foi visível a melhora da aprendizagem em relação aos conteúdos apresentados, sendo que essa abordagem aumentou a motivação dos alunos.
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