MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MAGDA CRISTINA DE OLIVEIRA DIAS

UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora - MG

Dissertação

Título
O uso do Origami como recurso didático-metodológico para o ensino de Geometria
Resumo
O ensino da Matemática, em geral, é considerado muito difícil e desinteressante para muitos alunos, logo precisamos desenvolver atividades motivadoras que despertem o interesse dos mesmos. Desta forma, este trabalho tem por objetivo propor atividades que abordem conceitos e noções de Geometria plana e espacial, usando como recurso pedagógico o Origami. O uso das dobraduras tornam as aulas mais dinâmicas, prazerosas e contribui significativamente para a interação e participação dos alunos na formação de conceitos e conhecimentos. Além de melhorar a concentração e a autoestima dos alunos, o recurso da experimentação permite aos alunos a formulação de conjecturas e a exploração de suas características através do contato. O Origami, além de contribuir para uma aprendizagem efetiva, possibilita o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação geral do aluno, como a interdisciplinaridade, a disciplina, o trabalho em equipe, o raciocínio, a concentração entre outras.
[Download TCC]