MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MAIARA CHAVES MOURA

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
A participação da mulher na construção da Matemática
Resumo
O tema em discussão é a participação da mulher na constituição da História da Matemática, uma vez que, sendo esta uma tendência no processo de ensino aprendizagem nos diversos níveis escolares, em especial no Ensino Médio, percebe-se na historiografia da Matemática a presença dos nomes femininos. O objetivo geral do trabalho é apresentar as contribuições das mulheres que participaram da História da Matemática como possibilidade de introdução de saberes no Ensino de Matemática. Os objetivos específicos são: relatar a participação de diversas mulheres na História da Matemática, destacar os conceitos trabalhados por essas mulheres e sugerir a introdução de alguns desses conceitos no trabalho com a História da Matemática. O estudo é de natureza descritiva e exploratória de caráter qualitativo, que, ao considerar seus objetivos se insere no contexto da pesquisa bibliográfica, mediante a constatação de que faz-se uma revisão de publicações em livros e diversas outras fontes que exploram a história da participação da mulher na construção da Matemática desde os primórdios da história até os dias atuais, incluindo-se o contexto brasileiro. Os métodos partiram do levantamento bibliográfico preliminar, pesquisando em livros, revistas, bases de dados virtuais como: Google Acadêmico, Scielo e repositórios de universidades, dentre outros para depois construir os resultados a fim de alcançar os objetivos definidos para o estudo. Após as leituras, fichamentos e produção da revisão, constatou-se que, nove mulheres mais antigas e fixadas no contexto mundial e internacional participaram e contribuíram de forma significativa na constituição da História da Matemática, entre as quais estão Acádia de Enheduana, Hipátia de Alexandria, Rosvita de Gandersheim, Marquesa de Châtelet, Maria Gaetana Agnesi, Sophie Germain, Mary Somerville, Sonia Kovalevsky e Emmy Noether. Destacam-se também as brasileiras Elza Furtado Gomide, Kéti Tenemblat, Arlete Cerqueira e Maria Laura Mouzinho Leite, ambas contribuíram na formação de cursos e instituições importantes para a Educação Matemática no nosso país. Em síntese, concluiu-se que é preciso estender esses conhecimentos aos alunos, em especial às alunas, que sempre apresentam em menor quantidade na área da Matemática.
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