MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARA RYKELMA DA COSTA SILVA

UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco - AC

Dissertação

Título
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR INDÍGENA: EXPERIÊNCIAS DE UM PROCESSO FORMATIVO
Resumo
Frente à abrangência e a significância da educação escolar indígena no Acre, desenvolveu-se o presente trabalho que aborda o panorama histórico a nível nacional e estadual em que se estabeleceu esta modalidade de ensino e trata ainda, de maneira mais especifica, sobre a formação dos profissionais que atuam nesta educação escolar, com ênfase no ensino da matemática. Através de revisão bibliográfica, que considerou documentos como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena, dentre outros dispositivos legais, bem como a análise de políticas públicas de formação docente indígena no contexto brasileiro e acriano que garantem e regulamentam aos povos indígenas uma educação escolar diferenciada,objetivou-se uma compreensão sobre o processo de solidificação deste sistema, apresentado ainda reflexões que emergiram da experiência de um processo formativo à luz da educação matemática no contexto dos professores indígenas, durante o XI Curso de Formação em Magistério Indígena promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Acre, ocasião em que foi ministrada a disciplina Educação Matemática. Durante o curso foram realizados 19 encontros com uma média de 08 horas/dia com 21 professores em formação no decorrer dos meses de agosto e setembro de 2014. Nesta experiência, buscou-se respaldo primeiramente na Antropologia que possibilitou a compreensão quanto ao que é cultura e como o pesquisador precisa pensar e entender as metodologias desenvolvidas no que tange a não tomar como referência, modos próprios de agir e pensar. Os resultados mostraram que trabalhar numa perspectiva segundo o olhar do indígena, representado aqui pelos professores indígenas em processo formativo, possibilitou o enriquecimento e a aproximação dos conteúdos matemáticos ao cotidiano da comunidade. A visão do professor indígena como ser integrante do processo de ensino e da própria comunidade, facilitou o estabelecimento do respeito e a valorização da cultura daquele povo. Assim, tem-se que a correlação da matemática com o cotidiano, sua aplicação prática no contexto indígena ou não indígena, exige o domínio de uma compreensão de sua dimensão como ciência, o que se acredita ser possível primordialmente através de uma boa formação profissional. Desta forma, percebemos a importância da educação matemática na sociedade indígena, sua relevância nos cursos ofertados e a necessidade de sua compreensão de modo a atender os anseios dessas comunidades.
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