MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCIA MARIA AZZI BOLOTARI

UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora - MG

Dissertação

Título
Alunos competentes, consumidores conscientes: uma proposta para o ensino da Matemática Financeira na Educação Básica
Resumo
Neste trabalho, apresenta-se uma proposta para o ensino do componente curricular Matemática Financeira na Educação Básica tendo como base as sugestões curriculares dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e do Conteúdo Básico Comum do Estado de Minas Gerais para o Ensino Médio (CBC-MG). O objetivo é a conscientização do aluno quanto ao fato de que os conceitos da Matemática Financeira são um instrumento poderoso para o entendimento das relações existentes no mundo econômico e financeiro, bem como para o desenvolvimento da cidadania. Como meta principal se objetiva a exploração e o desenvolvimento de competências que tornem os discentes mais participativos e críticos quanto ao modo como a Matemática Financeira atua em suas vidas. Mais importante do que decorar fórmulas ou aprender técnicas matemáticas ou ainda desenvolver a capacidade de cálculo é desenvolver uma visão contextualizada da importância da matemática financeira na formação social contemporânea, partindo do estudo de seu desenvolvimento histórico. Através de reportagens e textos relevantes que ressaltam a importância da matemática financeira no cotidiano, apresentam-se conteúdos que se alicerçam em situações do dia a dia, em acontecimentos reais presentes na vida do aluno, de seus amigos e parentes. Usando ferramentas tecnológicas como facilitadores, transforma-se a aula, tornando-a mais atrativa e próxima da realidade, explorando sugestões interdisciplinares que abordam a economia doméstica e o consumo consciente.
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