Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCIA ZULIAN TEIXEIRA TASSONE
UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP
Dissertação
Título
CONSTRUÇÃO DA PARÁBOLA ATRAVÉS DE MODELOS LÚDICOS E COMPUTACIONAIS
Resumo
O desenvolvimento tecnológico está associado ao conhecimento organizado e sistematizado, adquirido durante toda a existência humana. As cônicas, em especial a parábola possui um relevante papel neste desenvolvimento, contudo seu estudo na educação básica tem se restringido a manipulação de fórmulas desconexas de contexto. A presente dissertação discorre sobre o desenvolvimento de atividades diversificadas relacionadas ao ensino da parábola com o objetivo de relacionar a teoria com a prática através de sua utilidade na sociedade atual. O trabalho inicialmente foi desenvolvido com uma turma da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Para a introdução das características e propriedades da parábola foram utilizadas atividades lúdicas com dobraduras e os recursos do ambiente de geometria dinâmica do programa computacional GeoGebra serviram de meios para a ocorrência da: investigação, análise de dados, busca de regularidades, identificação e validação de modelos matemáticos. As atividades diversificadas motivaram os alunos para a construção de um fogão solar parabólico estreitando os laços entre a teoria e a prática. Num segundo momento as atividades foram aplicadas em outra unidade escolar estadual com a finalidade de envolver os docentes da área de matemática e ciências da natureza. O desenvolvimento das atividades com a utilização de objetos com formatos parabólicos para a reflexão de ondas sonoras culminou na elaboração de projeto para a construção de um banco
parabólico no jardim da escola. Apresenta também uma pequena análise dos processos de ensino e aprendizagem sob a ótica de Piaget e Paulo Freire, da utilidade que a matemática possui no desenvolvimento humano, dos aspectos da tendência da Educação Matemática em utilizar processos investigativos e de modelagem. Constatou-se sua eficiência no desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na atualidade e a sua viabilidade para a realização de atividades escolares.
[Download TCC]